terça-feira, 26 de julho de 2011

Balanço das novelas pré-estréia de Fina Estampa

     Boa noite a todos (as). Em época de transição entre velhas e novas novelas, e incentivada pelos últimos comentários, resolvi fazer um balanço novelístico.

     Comecemos por uma das que pouco ou nada assisti, tendo acompanhado apenas pela imprensa: Insensato Coração (que título excelente para Edgapolo e Mártemis!). Foi, talvez, a novela com maior número de atores em sistema de rodízio. Contabilizadas 23 mortes por ataque cardíaco, assassinato, atropelamento e outros, pode-se dizer que só engrenou na reta final por ter lançado mão da estratégia de "quem matou", ou seja, do suspense para atrair o público. E também pelas atuações impecáveis (como sempre) de Glória Pires e Gabriel Braga Nunes.

    Passemos a sucessora de Ti Ti Ti, Morde e Assopra. Li um comentário de Margot, que a audiência teria ultrapassado a da antecessora. Não sei se podemos acreditar nessa afirmativa (não estou duvidando da Margot, mas sim das estatísticas), pois Morde e Assopra patinou em seu começo, tendo altos e baixos. O núcleo japonês da novela simplesmente sumiu, assim como Nívea Stelmann que se não saiu ainda, sairá nos próximos capítulos. Que eu me lembre, não houve nenhum sumiço repentino de personagens em Ti Ti Ti, e todos os núcleos acabaram inteiros. Desta novela, gostaria de ressaltar o trabalho dramático de Cássia Kiss Magro, no papel de Dulce. Mas, meu personagem preferido e com quem muito me divirto, é o Áureo, interpretado por André Gonçalves que está impagável, num contraponto perfeito com sua fama de ter tido vários casos com atrizes. Resumindo, não me agradam Adriana Esteves e Marcos Pasquim repetindo os mesmos papéis. Vale assistir pela diversão com Áureo e pelo casal muito bonito formado por Marina Ruy Barbosa e Klebber Toledo (já transposto para a vida real, este sim!!!!).

    Chegamos a Cordel Encantado, que continua mesmo encantando com suas estórias do sertão, dos cangaceiros, de amores correspondidos e não correspondidos, com seus reis e princesas, com seu teor de conto de fadas, com sua fotografia, com seus vilões, enfim com uma magia que nos transporta ao nosso tempo de infância. Minha preferência é pelo casal Jesuíno e Doralice, porque simplesmente me encanta a interpretação e o porte da excelente atriz Nathalia Dill, e já que penso que Bianca Bin combina mais com Jayme Matarazzo, mas aceito outras opiniões, por favor. Começo e meio, por enquanto, impecáveis!

     Novelas das outras emissoras, infelizmente não assisto, mas já ouvi falar de Rebeldes que tem um público adolescente muito grande, e que gosta da mesma. Algumas atuações em Vidas em Jogo da Record, também tem sido constantemente elogiadas. Quanto à Amor e Revolução, tem baixado na audiência apesar do tema importante e histórico. Penso que teria sido melhor se houvessem realizado uma minissérie com teor mais centrado em sua parte política.  

       E falando em macrossérie, lembramos de "O Astro", muito bem realizada, com excelentes atores (exceção a Daniel Filho que não convence em nenhuma cena), masssssssssssssssss, haveria a necessidade real de tantas cenas íntimas? E olhem que não sou e nem serei nunca, uma pessoa que se constrange com cenas mais fortes, uma pudica. Não seriam estas cenas, parte de um estratagema para alavancar a audiência? Ou seja, não seria pura apelação? Não sei, e o tema está aberto às considerações de todos......

      Finalmente, para aqueles que não viram, ou para aqueles que já viram mas desejam rever, novela imperdível mesmo é "Roque Santeiro" em re-exibição no canal NET VIVA, 36, de segunda a sexta às 0hs15min. Enredo, personagens, diálogos, cenas imperdíveis, além de ser a primeira novela de Cláudia Raia, Maurício Mattar, Alexandre Frota e outros. Mesmo sendo uma novela de 1985, mantem-se atual até hoje. Esta sim, vale a pena ver de novo.




        E  termino pedindo desculpas pela parada nas postagens, mas é que quis fazer uma homenagem a um anjinho que mesmo sem ter estado conosco, já nos deixou. Estes dias de silêncio fizeram parte de uma singela e comovida oração para que Deus ampare e conforte seus familiares.

8 comentários:

  1. Margarida vc como sempre arrasa! Confesso que não assisto mais nenhuma novela desde a nossa Ti Ti Ti, tenho acompanhado as vezes O Astro e realmente as cenas intimas são uma estratégia desnecessaria neste caso.
    Quanto a sua nota final:
    Minha alma de joelhos agradece e silencia juntamente contigo pelo nosso anjinho... que Deus os ampare sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá Margarida querida! Olá pessoal!

    Sobre a audiência de Morde&Assopra:

    Eu acompanho as audiências no blog. da Patríca Kogut, da globo, já faz tempo, tenho um pouco de mania, antes mesmo de Tititi já fazia isso. E pelo blog da Kogut, M&A, depois das milhares de mudanças, está oscilando entre 31-33. Tititi oscilava entre 28-30 na mesma altura.

    Isso me chamou atenção, concordo parece absurdo, pois de certa forma, entendo que tititi foi um fenômeno! A explicação que eu encontrei está na minha própria atitude, e de muitas pessoas que falavam que fizeram o mesmo: Eu deixei de acompanhar a novela assiduamente, do meio para o final, participava mais das discussões e lia os resumos do que via a novela... E não comecei assistir M&A desde o início, mas agora, tenho assistido, não todo dia, porque eu nem posso. Mas já vi capítulos muito bons!

    E apesar de Tititi ter feito muuuito barulho na net, acredito que o público da internet não corresponda completamente ao público medido pelo ibope... Que não necessariamente navega na internet. O fato é que, no final, as pessoas criticavam mais que elogiavam Tititi. Pelo menos, essa foi a minha impressão.

    Não consegui assistir o Astro, portanto não tenho nada a dizer... Sobre Cordel, se pudesse, assistiria todos os dias, todos os capítulo que assisti achei impecáveis!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah!Concordo!
    Roque Santeiro é imperdível!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Margot, acho que você pode estar certa quanto à abrangência do público de Ti Ti Ti. Talvez fosse um pessoal mais ligado na net, ou seja, conheci várias pessoas que deixaram de assistir pela TV e só viam os vídeos pela net. Cordel realmente é um encanto e também a assistiria todos os dias, se pudesse.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Elo, muito obrigada pelo apoio, sempre!!!! Sanchinhaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Acho q a Margot pode ter razão,acho q o sucesso de Tititi se dava mais pela internet.Mas msm assim,me parecem q as estatísticas naum estão mto certas.Mas naum se sabe ao certo,né?
    Cordel Encantado,eu assisto todos os dias(diga-se de passage,a única novela q eu faço isso),mas ao contrário da Margarida,acho q os casais devam ser Jesuíno e Açucena e Dora e Felipe,principalmente esse último.Aho q a Nathalia Dill e o Jayme Matarazzo têm uma química incrível.E eles já demonstravam isso desde Escrito Nas Estrelas(novela a qual,eu gostei bastante d assistir),e olh q lá eles naum eram exatamente par romantico.
    Quanto a O Astro,concordo q há certas cenas q naum precisavam ser tão fortes,por assim dizer.Aho q a coisa subentendida dá mto mais emoção do q mostrando as claras.
    E Insensato Coração,naum assisto,mas de vez em quando me pego dando uma olhada nas cenas da Glória e do Gabriel.
    Morde e Assopra,os romances de lá naum me convencem mto,mas o humor é impagável.
    Finalmente,as novelas da Reord,as vezes,sempre q posso, eu assisto Rebelde,q é uma novela adolescente bem mais interessante q Malhação,diga-se de passagem.Pq em Malhação,eles abordam temas mto pesados e importantes sem mta delicadeza e sem relacionar bem com o romane.Acredito q em Rebelde,eles procuram abordar as dúvidas e questões psicológicas dos jovens.
    Vidas Em Jogo,é uma boa novela,mas naum me prende mto a atenção,naum me faz desejar assistir todos os dias.
    E por fim,Roque Santeiro,naum assisto,e nem assisti(até pq estava longe d ser nascida),mas sempre ouvi minha mãe falar mto bem dessa novela.
    E Margarida,quanto a última parte,naum se preocupe com o tempo das postagens.Confesso q fiquei um pouco perdida,mas só posso oferecer meus sentimentos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. OIE MARGARIDA....OLÁ MENINAS

    HÁ TEMPOS ACOMPANHO NOVELAS, PELOS COMENTÁRIOS E PELOS RESUMOS, QUASE NÃO AS VEJO, DE TODAS PREFIRO CORDEL ENCANTADO, ACOMPANHEI TITITI, APENAS PARA VER O NOSSO CASAL, APESAR QUE EM ALGUNS MOMENTOS ATÉ MUDAVA O CANAL, NÃO AGUENTAVA O RENATO E A LUISA...BEM ESPERAMOS QUE FINA ESTAMPA NOS TRAGA A VONTADE DE PARTICIPAR COM COMENTÁRIOS COMO TIVEMOS EM TITITI.
    SOMOS SOLIDÁRIAS A VOCE E TENHO CERTEZA QUE O ANJINHO GOSTOU MUITO DA SUA HOMENAGEM.
    BJS

    ResponderExcluir
  8. DO BLOG DA PATRÍCIA KOGUT:

    26.7.2011
    Audiências: 'Morde & assopra' bate recorde com 35 pontos
    "Morde & assopra" registrou sua maior audiência nesta segunda-feira, 25. A novela de Walcyr Carrasco, dirigida por Rogério Gomes, registrou 35 pontos de média. O capítulo foi ao ar das 19h34m às 20h29m e teve 58% de share.
    Enviado por Florença Mazza -

    28.7.2011

    Veja as principais audiências de ontem
    Os números são atualizados ao longo do dia.
    "Cordel encantado" bateu pela segunda vez desde a sua estreia a média de 30 pontos de audiência nesta quarta-feira, 27. A novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, que foi exibida das 18h29m às 19h18m, teve 52% de share no horário. O folhetim obteve este mesmo índice no dia 7 de julho, porém, com 51% de participação.

    ResponderExcluir